Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

O que esperar dos times franceses no Super Agosto

5 curiosidades que animam PSG e Lyon para a Super Champions

PSG e Lyon estão ansiosos pela volta da Champions League
PSG e Lyon estão ansiosos pela volta da Champions League (Ricardo Nogueira/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Por Isabela Pagliari


Paris Saint-Germain e Lyon representam o sonho francês de conquista da Liga dos Campeões. E para a fase final do torneio, ambos os times somam aspectos que empolgam a torcida. Entre retorno de lesionados, bom rendimento em jogos prévios e confiança do elenco, as duas equipes estão prontas. O Esporte Interativo lista cinco curiosidades em comum entre os clubes na briga pelo título - sendo uma delas negativa.

Confira os melhores momentos de PSG 1x0 Sochaux

O PSG já está nas quartas de final, e encara o Atalanta no dia 12 de agosto, em Lisboa. Já o Lyon ainda precisa garantir a vaga e segurar a Juventus no duelo de volta das oitavas de final, nesta sexta-feira (7). A ida foi vencida pelo time francês por 1 a 0.

A volta dos craques

Neymar está pronto. O camisa 10 acabou com o trauma de não atuar nos jogos decisivos do PSG na Liga dos Campeões nas duas primeiras temporadas pelo clube. Em 2018 ficou de fora do jogo de volta de oitavas de final contra o Real Madrid. Na edição passada, foi ausência dois confrontos diante do Manchester United também de oitavas de final. Em ambos o cenário, o PSG perdeu e foi eliminado.

 

Pelo lado do Lyon, a confiança aumentou na Liga dos Campeões por conta do retorno do atacante holandês Memphis Depay. Ele seria ausência na competição caso o torneio transcorresse nas datas programadas - paralisação por conta da pandemia do Coronavírus adiou a disputa em cinco meses -. Assim, Depay se recuperou de grave lesão no joelho e virou reforço para o time.


Brasileiros em alta

Neymar, Marquinhos e Thiago Silva. Todos os jogadores são considerados peças fundamentais para o PSG na fase decisiva da Liga dos Campeões. O camisa 10 é figura “chave” como define o treinador Thomas Tuchel. Marquinhos é visto pela mídia francesa como um dos melhores jogadores da temporada. Já Thiago Silva quer despedir-se do clube - contrato termina no fim de agosto - como capitão responsável por levantar a taça do torneio.

No Lyon, todos estão empolgados com Bruno Guimarães. O brasileiro arrumou o meio-campo do time sendo constantemente elogiado pelo treinador Rudi Garcia. Outros titulares são os zagueiros Marcelo e Marçal. Já Thiago Mendes superou momento de baixa e voltou a ser utilizado. Por fim, o lateral direito Rafael é reserva, e aguarda oportunidade para jogar na reta final da temporada.

Decisão que deu ritmo de jogo


Paris Saint-Germain e Lyon decidiram a final da Copa da Liga da França na semana passada. O confronto teve 120 minutos, entre o tempo normal e a prorrogação e foi decidido nos pênaltis - vitória do PSG por 6 a 5 -. A grande durabilidade serviu para ter mais ritmo de jogo.

O equilibrado duelo também mostrou a força das duas equipes. O Lyon soube anular o poderoso ataque do PSG e ainda teve boas chances de gol. Já o PSG ganhou ânimo para a Liga dos Campeões tendo comemorado muito o quarto título na temporada - time foi campeão francês, da Copa da França e da Supercopa da França -.

De olho na Europa

Ao que parece, a Liga dos Campeões nunca esteve tão próxima do PSG. O clube completa 50 anos de fundação no mês de agosto e segue obcecado pelo título. São apenas 3 jogos para a conquista, estando o clube, em teoria, no fácil da chave. O sorteio colocou o clube francês ao lado dos times que nunca conquistaram o torneio (Atalanta, Atlético de Madrid e Leipizig).

A Liga dos Campeões é a última cartada do Lyon para voltar a disputar competições europeias na próxima temporada. Como terminou na sétima colocação do Campeonato Francês, o clube não tem vaga nem para a Liga da Europa. A UEFA determina que o campeão da Liga dos Campeões se classifica automaticamente para a próxima edição. O caminho é duríssimo. Se passar pela Juventus, o Lyon encara o vencedor de Real Madrid e Manchester City nas quartas de final. Em seguida, o adversário vem do lado em que estão Bayer de Munique, Chelsea, Barcelona e Napoli.

Despedidas dolorosas

Nem tudo são flores para PSG e Lyon. Os times perderam jogadores importantes durante a pausa do futebol francês e precisam superar os desfalques.

No PSG, as saídas dolorosas foram a do lateral Thomas Meunier e do atacante Edinson Cavani. Eles atuaram no confronto de oitavas de final contra o Borussia Dortmund, mas decidiram não aceitar a prorrogação de contrato até o final do torneio. Cavani segue sem clube, já Meunier acertou a transferência para o Borussia Dortmund.

Pelo lado do Lyon, os desfalques são no meio-campo: Lucas Tousart e Martin Terrier. Eles foram negociados com Hertha de Berlim e Rennes, respectivamente. O curioso é que ambos os jogadores estiveram em campo na partida de ida contra a Juventus.

Mais Vistas