Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Protocolo para volta do futebol espanhol prevê no mínimo quatro semanas entre treinos e retorno dos jogos

Documento é composto por quatro fases, desde treinos individuais até o retorno, de fato, dos jogos - mas sem público

La Liga deve demorar no mínimo um mês para voltar a ter jogos
La Liga deve demorar no mínimo um mês para voltar a ter jogos - Anadolu Agency (Anadolu Agency)

Por Redação do Esporte Interativo

Nesta semana, o meia Ivan Rakitic afirmou que quer "correr o risco" de voltar a jogar futebol na Espanha, porque crê que os riscos seriam mínimos. Neste sábado (02), o protocolo que pode ser oficializado como o "manual" para as equipes, caso o esporte realmente retorne, foi divulgado. E traz regras bastante rígidas.

Ao todo, o retorno das atividades, desde os treinamentos, é dividido em quatro fases, segundo divulga a 'EFE'. No começo, os jogadores terão de treinar individualmente, evitando ao máximo o contato não só com os companheiros e a comissão técnica, mas com materiais de uso coletivo. Nesse primeiro momento, o confinamento dos atletas seguirá existindo, seja em casa ou em um alojamento do clube.

Na fase 2, jogadores ainda poderão fazer treinamentos de maneira coletiva, mas com um número pequeno de atletas. A comissão técnica terá de manter distância de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscara e luvas. Nesta fase, recomenda-se o regime de concentração para os jogadores.

Ainda na 2ª fase, reitera-se a importância de nenhum atleta compartilhar nenhum tipo de material e que qualquer coisa utilizada pelos jogadores deverá ser desinfectada logo após o uso. Os meios de comunicação ainda não poderão acompanhar os treinamentos.

A 3ª fase se assemelha com uma pré-temporada. Os treinamentos admitirão um número maior de jogadores, mas terão limite de 14 atletas por turno. As academias poderão voltar a ser utilizadas pela equipe, seguindo um protocolo de desinfecção dos aparelhos.

A publicação indica que as três primeiras fases levarão entre três e quatro semanas, no mínimo, para serem concluídas. E caso haja um teste positivo para o novo coronavírus de algum jogador nesse período, o mesmo terá de ser isolado imediatamente, com o restante do grupo e da comissão técnica passando por testes e ficando separados até o resultado dos mesmos.

A 4ª e última fase trata do retorno das partidas e só acontecerá quando as autoridades de saúde e desportivas permitirem e derem o aval. Haverá, no mínimo, uma semana entre o fim da 3ª fase e a volta das competições. Os jogos serão, como previsto, com portões fechados.

Melhores Momentos - Barcelona 6x1 PSG

Mais Vistas