Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Sporting Clube Olhanense pede ajuda e justiça para Cristiano Ronaldo

Por decisão da Federação Portuguesa de Futebol, o Olhanense está impedido de se classificar à Liga 2 para a próxima temporada

Cristiano Ronaldo é esperança de ajuda para o Olhanense
Cristiano Ronaldo é esperança de ajuda para o Olhanense - Getty Images (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

O Sporting Clube Olhanense, de Portugal, foi impedido pela Federação Portuguesa de Futebol de disputar o acesso à Liga 2 para a próxima temporada. A decisão foi dada após a FPF definir que subiriam os dois clubes com mais pontos de cada uma das quatro séries, e o Olhanense, com um ponto a menos que um dos times classificados, ficou de fora.

Com o intuito de reverter a situação, a equipe decidiu escrever uma carta ao português Cristiano Ronaldo, que foi publicada nas redes sociais do clube e assinada por todo o elenco.

Ao atacante da Juventus, da Itália, a quem se referem como "símbolo máximo mundial dos jogadores" e "Deus do futebol português", pedem justiça e ajuda.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Confira a carta completa:

"Caro capitão Cristiano Ronaldo,

Somos jogadores do Sporting Clube Olhanense, um clube algarvio com 108 anos de história, (onde o teu amigo Valdir se iniciou) que, nesta época, participou no Campeonato de Portugal, (o 3° terceiro escalão do futebol português).

Decidimos enviar-te esta carta porque tu és o símbolo máximo mundial dos jogadores. O Deus do futebol português e o modelo de inspiração para qualquer um que joga futebol no nosso país.

O mito do Cristiano Ronaldo, cada dia, inspira e mexe as paixões de todos os meninos, que praticam o futebol de rua, em todos os bairros portugueses; que alimenta as esperanças dos miúdos que diariamente chegam aos treinos de formação; que ajuda os profissionais a trabalhar para serem sempre jogadores melhores.

E também nós, como jogadores dos campeonatos menores, somos continuamente inspirados pelos teus esforços e pelo teu heroísmo.

És a mais alta instância futebolística da história e o mais elevado detentor dos valores que constituem este desporto. A tua extraordinária carreira, os teus objetivos atingidos e as tuas históricas vitórias são resultado do teu enorme talento, unido a uma total dedicação e sacrifícios, por isso,tu és o melhor! E, por isso, estamos certos que tu poderás imaginar o estado emocional em que nós próprios nos encontramos neste momento.

Desafiando todas as dificuldades próprias do futebol semiprofissional, trabalhamos desde o primeiro dia desta época, com um único objetivo: atingir a subida de divisão para finalmente nos tornarmos jogadores profissionais. Com o mesmo foco dum campeão que treina para ganhar um título, para levantar uma taça, seguindo o teu exemplo.

Foi uma grande época, capitão!

Jogo após jogo, a nossa equipa ganhou confiança, o balneário juntou-se, os adeptos cresciam e os resultados chegaram. Na primeira parte da época, a nossa equipa tinha mais golos marcados que todas as equipas em Portugal:

mais do que o Porto e o Benfica que estão noutra realidade! Estivemos no primeiro lugar da nossa série em mais de 75% do campeonato. Terminamos em primeiro lugar a primeira volta, inclusive com mais pontos que todos e estávamos igualmente no primeiro lugar no momento da interrupção dos jogos pela Covid-19.

Imagina que o nosso lateral esquerdo, o Leonardo Lelo com 19 anos, foi convocado para seleção portuguesa sub-20. O único jogador na seleção nacional de todo o Campeonato de Portugal. Que lindo! Que satisfação!

O nosso campeonato joga-se em 4 séries territoriais de 18 equipas. São 72 equipas. Chama-se o Campeonato de Portugal porque é um torneio nacional onde são representadas todas as regiões do nosso amado país. Aqui os jogos são uma mistura de sonhos, bairrismo, garra, qualidade, obstáculos e paixão. Aqui surgem jovens jogadores que, graças à sua obrigação, servirão de sustento aos patamares superiores. Constituímos a base menos nobre do futebol português!

O regulamento diz que as primeiras duas equipas de cada série vão jogar um play off para apurar as 2 equipas que irão subir à Segunda Liga.

Claramente, o primeiro objetivo de cada equipa que ambiciona subir é chegar aos dois primeiros lugares da sua série. É com base nisso que se planeia a época. Como certamente acontece no teu clube, com base nisso criam-se estratégias e rotações de jogadores durante a época. Nunca foi nosso objetivo ter de fazer mais pontos do que as equipas doutras séries. São séries diferentes com equipas diferentes e que nunca se confrontaram antes do play off.

Depois chegou esta desgraça da covid-19 e foi decidido que no nosso escalão não se podia voltar a jogar. Alguns dias depois, a FPF, absurdamente, decidiu subir à segunda liga as duas equipas com mais pontos das 4 séries.

Nunca foi o nosso objetivo pontuar mais do que as equipas das outras séries, não era claramente uma ideia que nos passasse pela cabeça dado o desequilíbrio de competitividade entre as séries .

A FPF decidiu assim e falou em mérito desportivo.

Portanto, o nosso clube foi excluído da subida de divisão porque tinha um ponto a menos duma outra equipa duma outra série.

Acabamos no primeiro lugar e não subimos de divisão como aconteceu às outras equipas do mesmo campeonato. Porquê? Porque tínhamos um ponto a menos duma outra equipa duma outra série? Ainda não percebemos...

Num momento tão delicado como este que o mundo vive, quando todos temos a responsabilidade de ser solidários com todos os competidores de forma a resolver o prejuízos da pandemia, mas interesses políticos e econômicos não permitem.

Todos os nossos sonhos, a nossa paixão e a nossa confiança morreram naquele dia em que saiu esta inexplicável decisão. E tu sabes melhor do que os outros, capitão, que, sem confiança no futebol verdadeiro, irão nascer cada vez menos heróis. E sem heróis o futuro dos nossos meninos irá ser muito pior.

Ajuda-nos a acreditar que pudéramos conseguir justiça e a não viver em clima de constante desconfiança.

Um forte abraço, capitão

O plantel do SC Olhanense"

'Cristiano Ronaldo é o maior Ronaldo da história', diz Denílson Show.mp4

Mais Vistas