Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Torcedor se desassocia por Mainz ter muitos pretos e clube rebate: 'Não lamentamos'

Clube afirmou, em comunicado-resposta, que torcedor não compactuava com os ideais do clube

Pierre Kunde Malong, jogador camaronês do Mainz, faz sua manifestação contra o racismo e a violência policial
Pierre Kunde Malong, jogador camaronês do Mainz, faz sua manifestação contra o racismo e a violência policial - ALEXANDER HASSENSTEIN (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Em meio a uma forte discussão sobre o racismo em toda a sociedade, com vários jogadores de futebol se pronunciando sobre o tema, a Alemanha chamou a atenção por um exemplo bizarro, mas que foi bem respondido. Um torcedor do Mainz enviou uma carta ao clube afirmando que estava cancelando seu plano de sócio por conta da equipe ter muitos jogadores pretos. E levou uma resposta que, provavelmente, não o agradou.

A carta apontava que o torcedor não se sentia mais representado pelo clube. Apesar de criticar a quantidade de jogadores pretos que costumam jogar pelo Mainz, ele - que não foi identificado - garantia não ser racista.

"Há vários meses não consigo me identificar com esse clube. Tenho a impressão de que estou vendo a Copa da África ao invés da Bundesliga alemã. Sei o que vão pensar, mas não, não sou racista de forma alguma. Mas há limites."

Quando a escalação dos últimos jogos têm nove (!!!) jogadores pretos e cada vez menos chances aos talentos alemães, então esse não é mais o clube que eu gostei por tanto tempo."

A resposta do clube foi categórica. Em nota, comunicou que os pensamentos do torcedor não refletiam nenhuma das diretrizes do Mainz e ainda indicou que a equipe não sentirá falta de ter "perdido" um apoiador.

"Geralmente, ficamos tristes de ver que alguém quer cancelar um plano de sócio e tentamos lutar pelos nossos membros. Mas, nesse caso, não podemos nem pensar em mostrar algum arrependimento."

O racismo nasce quando ideias racistas são espalhadas, não só quando alguém se diz racista - algo que raramente acontece."

Confira a nota do Mainz na íntegra:

"Geralmente, ficamos tristes de ver que alguém quer cancelar um plano de sócio e tentamos lutar pelos nossos membros. Mas, nesse caso, não podemos nem pensar em mostrar algum arrependimento.

O racismo nasce quando ideias racistas são espalhadas, não só quando alguém se diz racista - algo que raramente acontece. E sim, você está certo: você não pode se identificar com nosso clube. Para nós, a cor da pele ou qualquer outra característica não importa. Só o que importa para nós é que alguém seja humano e compartilhe de nossos valores.

É esse tipo de pessoa que abraçamos em nossa comunidade. Dessa forma, agradecemos seu cancelamento já que as razões que você deu para tal provam claramente que você não compartilha os valores sobre os quais esse clube é estruturado. Nossa posição está claramente definda em nossos estatutos e na declaração de nossa missão, que foi feita em parceria com nossos fãs e membros.

A declaração da nossa missão diz:

'Nos levantamos para a abertura, o respeito e a humanidade. Temos responsabilidade e somos tolerantes, cosmopolitas, diversos, coloridos e justos. Mostramos solidariedade, temos compromisso social, integramos e incluímos. Não largamos nossos valores, os defendemos ativamente e passamos eles à frente, para as próximas gerações de fãs e membros. Recebemos qualquer pessoa que compartilha desses valores, independentemente de idade, gênero, cor da pele, origem, condição física ou mental, religião, classe social ou sexualidade.'

O gol que marcamos contra o Union Berlin veio de jogadores da base do Mainz: depois de Leandro Barreira, nascido em Luxemburgo, e que joga pelo Mainz desde o sub-17, roubar a bola do Union, ele deu assistência para Ridle Baku, que está no clube desde os 10 anos e joga pela seleção alemã sub-21, marcar. Temos orgulho desses jogadores. Para nós, eles simplesmente são boas pessoas, nossos garotos do Mainz.

Pensando nisso, é desonesto de sua parte culpar a cor da pele dos nossos jogadores pelos nossos maus resultados recentes. Escolher compartilhar essa visão nesse momento, em que pessoas ao redor do mundo estão se levantando contra a discriminação e mostrando solidariedade pela morte de George Floyd - incluindo muitos jogadores da Bundesliga - mostra que esses valores inaceitáveis estão enraizados no seu caráter.

Ao contrário de você, entendemos total que 'Vidas Negras Importam'."

Borges revela pensamento dos jogadores do Santos após o 4 a 0 do Barcelona

Mais Vistas