Melhor Futebol do Mundo

Uefa, clubes europeus e ligas divulgam plano para concluir temporada

No acordo, as competições nacionais seriam concluídas entre o fim de maio e a primeira metade de julho. Só depois é que haveria a continuação dos torneios continentais

Avatar del

Por Redação Esporte Interativo

Proposta dos clubes pretende que torneios europeus sejam concluídos depois das ligas nacionais(2018 Getty Images)

Proposta dos clubes pretende que torneios europeus sejam concluídos depois das ligas nacionais | 2018 Getty Images

No intuito de tentar terminar a atual temporada europeia, a Uefa, a Associação Europeia de Clubes (ECA) e a Associação das Ligas Europeias Profissionais de Futebol (EPFL) chegaram a um acordo quanto a um calendário emergencial. O plano é primeiro concluir as ligas e as copas nacionais até julho, para só depois dar seguimento às competições continentais.

Segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport", a proposta foi encabeçada pelo presidente da Juventus e da ECA, Andrea Agnelli. 

Se o plano for aprovado, os torneios nacionais deveriam ter início no mais tardar no final de maio e terminariam até 15 de julho. Não haveria parada nas chamadas "Datas Fifa", que são designadas para os jogos de seleções nacionais. A partir de 15 de julho até o final do mês, haveria a disputa dos jogos restantes da Champions League e Europa League, com a possibilidade da final da Champions ser jogada em 1º de agosto. 

No entanto, o plano depende da suspensão da quarentena imposta pelos governos nos países europeus para frear as infecção pelo novo coronavírus. Se o futebol não puder voltar até a data prevista de 15 de julho, caberá a cada liga estipular uma forma de conclusão, homologar o líder da competição durante a paralisação como campeão ou simplesmente anular a temporada. 

 
Alex Telles faz aviso a brasileiro sobre o novo coronavírus: "Levem a sério"

Comentários