Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Outros Esportes

PES 2020: Mesut Özil é excluído do jogo na China após críticas ao país

Meia do Arsenal comentou nas redes sociais sobre o tratamento dado pelo país aos muçulmanos uigures

Özil, do Arsenal, é excluído do PES 2020 na China
Özil, do Arsenal, é excluído do PES 2020 na China - Shaun Botterill (2019 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Redação Esporte Interativo

Depois de criticar em suas redes sociais o tratamento dado pela China aos membros muçulmanos uigures, o meia alemão Mesut Özil foi removido do eFootball PES 2020 e até do PES 2020 mobile no país. Segundo a NetEase, publicadora do jogo no local, o jogador do Arsenal "feriu os sentimentos dos torcedores chineses e violou o espírito esportivo de amor e paz" e por isso foi excluído de todos os modos de jogo produzidos pela Konami.

A polêmica começou no dia 13 de dezembro quando Özil postou em sua conta no Twitter uma mensagem direta aos uigures sobre o tratamento recebido na China. De acordo com a tradução feita pelo jornal britânico The Guardian, o atleta, que tem origens turcas, fez duras críticas ao "silêncio" dos países muçulmanos em relação ao tema e ao governo chinês que, segundo ele, fere a liberdade do povo deste grupo religioso.

- Eles queimam seus Alcorões. Fecham suas mesquitas. Banem suas escolas. Matam seus homens de fé. Os homens são forçados a entrar em campos e suas famílias a viver com homens chineses. As mulheres são forçadas a se casar com homens chineses - publicou o jogador.

As manifestações de Mesut Özil não tiveram impacto apenas no mundo virtual. No último fim de semana, a CCTV, emissora chinesa, cancelou sua transmissão da partida entre Arsenal e Manchester City pelo campeonato inglês por conta da polêmica envolvendo o meia dos "Gunners". O Arsenal, no entanto, tentou se afastar de mais problemas e divulgou que a opinião pessoal de Özil não refletia o posicionamento do clube.

  • Outros Esportes

Mais Vistas