​Notícia triste para o mundo do futebol. Nas primeiras horas desta quarta-feira (1º), diversos veículos de imprensa de Gana noticiaram a morte do ex-jogador Abubakari Yakubu, aos 35 anos. A Associação de Futebol do país (GFA) confirmou a informação através de seu Twitter oficial às 05h38 (horário brasileiro de verão). As causas ainda não estão totalmente claras, mas o ganês estava internado, recebendo auxílio de oxigênio, no Hospital do Governo de Tema, sua cidade natal.


É HOJE! Não quer perder nenhum jogo desta quarta de Liga dos Campeões? Vai rolar Napoli x Manchester City, Tottenham x Real Madrid e muito mais! Clique aqui e assine o Esporte Interativo Plus por apenas R$9,90/mês! Dá só R$0,33/dia!

"Estamos tristes ao saber da morte do ex-jogador de Gana, Ajax e Vitesse, o meio-campista Abubakari Yakubu. Nossos pensamentos estão com sua família. Que sua alma descanse em paz", escreveu a Associação de Futebol de Gana no Twitter.

Gett

Formado no Great Mariners, de Gana, Yakubu chegou ao Ajax em 1999. Pelo gigante europeu, conquistou dois campeonatos holandeses e uma Copa da Holanda. Na temporada 2002/03, foi titular do time que alcançou as quartas de final da Champions League, ao lado de estrelas como Zlatan Ibrahimovic, Wesley Sneijder, Jari Litmanen e do brasileiro Maxwell.

Di


Em 2004, foi cedido por empréstimo para o também holandês Vitesse. Contratado em definitivo no seguinte, ficou até 2009, totalizando 145 partidas pelos dois times na Eredivisie, a primeira divisão do país.


Pela seleção de Gana, antes com 16 anos, em 1997, disputou o Mundial Sub-17, onde foi vice-campeão, ao perder para o Brasil de Ronaldinho Gaúcho e do goleiro Fábio por 2 a 1. No time principal dos Black Stars, disputou a Copa das Nações Africanas de 2006 e ajudou a classificar Gana pela primeira vez para uma Copa do Mundo, no mesmo ano. Ao todo, foram 16 partidas pelo selecionado ganês.


Em 2009, teve sua carreira interrompida precocemente, após ser rejeitado nos exames médicos do Munique 1860, da Alemanha, aos 28 anos.

​​"Descanse em paz, Abubakari...", descreveu o perfil oficial do Ajax no Twitter.

"O ex-Vitesse Abubakari Yakubu morreu ontem em uma idade muito precoce. Boa sorte para os parentes", escreveu o perfil oficial do time de Arnhem no Twitter.

Trazendo tudo o que acontece de mais importante no futebol internacional, o programa Melhor Futebol do Mundo vai ao ar no Esporte Interativo, de segunda a sexta, às 14h30.


Champions League: Neymar brilha, lateral faz três e PSG goleia Anderlecht