Em sorteio realizado nesta quinta-feira (22) na Federação Paulista de Futebol (FPF), o árbitro Raphael Claus foi escalado para apitar o Derby deste sábado (24), em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Paulista. Foram 17 jogos do Corinthians apitados por Claus, com sete vitórias, quatro empates e seis derrotas.


O maior regional do Brasil está pegando fogo! Não quer perder nada da Copa do Nordeste? Então, clique aqui, assine o Esporte Interativo Plus por apenas R$9,90/mês e assista aos jogos AO VIVO! Dá só R$0,33/dia!


O jogo deste sábado será o quinto clássico contra o Palmeiras comandado pelo árbitro. O resultado foi equilibrado: dois empates e uma vitória para cada lado. O triunfo do Timão contra o Palmeiras, tendo Claus no apito, veio no Paulista de 2015 com gol de Danilo fora de casa.

Algumas polêmicas, no entanto, cercam o árbitro quando o assunto é o Derby Paulista. Dos três cartões vermelhos aplicados ao clube do Parque São Jorge (amarelos foram 45), um deles foi na única vitória do Timão. Aos 13 minutos da segunda etapa, Claus expulsou o goleiro Cássio por entender que o jogador fez cera em dois momentos: dois amarelos, expulsão.


Em 12 de junho de 2016, o árbitro se envolveu em outra polêmica, deixando o técnico Tite, que comandava o Corinthians, indignado. Aos 49 minutos do segundo tempo, em confusão na pequena área, Claus anulou um gol do Timão alegando falta de Felipe em Fernando Prass.


Neste ano, Claus apitou o jogo de estreia do Corinthians no Campeonato Paulista: vitória da Ponte Preta na Arena do Timão por 1 a 0.


A arbitragem do clássico deste sábado também contará com Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson José Moraes Coelho como assistentes um e dois, respectivamente, e com José Claudio Rocha Filho como quarto árbitro.


ççç